Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » A estrada do Guairacá está uma ‘uva’

A estrada do Guairacá está uma ‘uva’

Após décadas de pedidos feitos por moradores do distrito de Guairacá, a estrada que leva a um dos belos pontos turísticos de Guarapuava, o Salto São Francisco está ficando uma ‘uva’. É assim que diz quando algo está  muito bom? Pois então, após a restauração dos primeiros seis quilômetros e meio de revitalização da pavimentação asfáltica, outro trecho começa a ser recuperado.

Localizado na tríplice fronteira entre Guarapuava, Turvo e Prudentópolis, o percurso até o Salto é ‘recheado’ de pequenas propriedades rurais. A beleza que natureza oferece não tem nada de modéstia. Ostenta beleza, sim. E para quem gosta de igrejas, elas são muitas ao longo da estrada. E boa notícia vem com o prefeito Celso Góes. Após a conclusão dos seis quilômetros com a  sinalização do perímetro, a equipe da Surg, trabalha do Trevo do São Francisco até o Parque.

E quem conhece a história que vem lá do Governo Jaime Lerner e o ‘Caminhos da Educação’, sabe muito bem que as condições desde então sempre foram precárias. Tanto é verdade que o município não recebeu a obra. E aí vários capítulos ‘patrocinam’  essa ‘novela’. Na plateia, os moradores sempre clamaram por melhorias, segurança, e todas essas reivindicações que rondam a fragilidade da estrada ‘Benedito de Paula Louro’, ex-vereador que morava no distrito.

E todos sabem muito bem que houve a ‘queda de braço’ entre Município e o Governo do Estado. Nenhum chamava para si a responsabilidade da estrada. Vieram audiências públicas, mobilizações no local, campanhas e o movimento ‘Juntos pela Estrada’. E o prefeito Celso Góes – justiça seja feita – assumiu a revitalização da estrada.

É a ideal?

(Foto: Reprodução/Instagram)

A obra é a ideal, segundo os anseios da população? Não! Tanto é que no último sábado (227) quatro moradores liderados pela vereadora Terezinha Daiprai (PT) seguraram uma faixa até que a vereadora falasse em rede social. “Embora esse recapeamento traga melhorias, em vista de como se encontrava a estrada, não pode ser confundido com a revitalização que pleiteamos e que merece a comunidade”.

E cá entre nós. É muito difícil agradar a todos. Mas o fato é que a pavimentação asfáltica, um dos principais pedidos da comunidade, está sendo feita e pelo município. E se há aqueles que continuam pedindo mais, e com razão, outros reconhecem a melhoria. Esse é o caso da moradora Alcioni Matos. “Essa melhoria feita aqui no distrito beneficia toda a comunidade, não só os moradores, mas os visitantes. Fico muito feliz em ver as obras feitas e as que estão tendo início. É algo que beneficia a todos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo