Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Bolsonaro vai conhecer potencial da ExpoLondrina nesta sexta (8)

Bolsonaro vai conhecer potencial da ExpoLondrina nesta sexta (8)

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Bolsonaristas se preparam para a vinda do presidente Bolsonaro ao Paraná nesta semana Londrina. A chegada está prevista para esta sexta (8), na 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina. De acordo com a agenda oficial, no sábado (9), o presidente segue em direção ao norte pioneiro. Vai rezar numa missa no Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes. No entanto, ainda não há horários definidos.

Sem Moro, Bolsonaro cresce

Sergio Moro (Foto: Agência Brasil)

Pois é! Uma pesquisa divulgada nesta quarta (6) pelo Ibespe mostra que o presidente Bolsonaro se beneficia num cenário sem Sergio Moro. Conforme essa consulta popular, o presidente passou de 26% para 30%. Isso significa uma redução da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 18 para 14 pontos. Entretanto, Lula continua na dianteira e se mantém com os mesmos 44% da pesquisa anterior, divulgada em 25 de março. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Esse resultado é um reflexo do anúncio feito por Moro. Na semana passada ele deixou o ‘Podemos’ e migrou para o ‘União Brasil’. E disse que estava abrindo mão da pré-candidatura presidencial. Até então, o ex-juiz tinha 9% das intenções de voto na pesquisa passada. Ou seja, ficava num distante terceiro lugar. Mas o reflexo também influenciou em outros candidatos. Ciro Gomes (PDT), passou de 7% para 9% e agora ocupa a terceira posição; João Doria (PSDB), reagiu de 2% para 3%, e Simone Tebet (MDB), subiu de 1% para 2.

Entre os dois

Ratinho Junior e Roberto Requião (Foto/montagem: RSN)

Pesquisas que vêm sendo divulgadas sobre as intenções de votos no Paraná mostram que a polarização vai ser mesmo entre Ratinho Junior e Roberto Requião. Embora haja a tentativa e o desejo de que haja a chamada terceira via, isso não está ocorrendo. A julgar pelos números ainda não surgiu nenhuma liderança com densidade para levar as eleições ao segundo turno. Pelo menos esta é a realidade nesta fase de pré-candidaturas.

E a partir também de pesquisa, em nível nacional a disputa vai ficar mesmo entre Lula e Bolsonaro. E como contra números não há argumentos, vamos lá. De acordo com o IRG Pesquisas, os outros pré-candidatos estão mesmo na traseira. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece em terceiro com 12,8% das intenções de votos, Ciro Gomes (PDT) com 4%.

O ‘tucano’, João Doria se esvai com apenas 1,5%; Simone Tebet (MDB) com 0,6%, André Janones (Avante) com 0,5% e Alessandro Vieira (Cidadania) com 0,2%. De acordo com a sondagem, 5,6% dos eleitores consultados não votariam em nenhum dos candidatos e 3,6% não sabem ou não responderam.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo