Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Celso Góes debate sobrecarga dos municípios em Brasília

Celso Góes debate sobrecarga dos municípios em Brasília

O prefeito Celso Góes e a secretária de Saúde Chayane Andrade começaram a semana em Brasília. O prefeito de Guarapuava compôs a comitiva que participou da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que acaba nesta quarta (29), em Brasília. O Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e a Ministra da Saúde, Nízia Trindade, prestigiaram o encontro municipalista.

Entre os prefeitos o denominador comum é a sobrecarga provocada entre demanda e orçamento. De acordo com o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), em 2022 os municípios investiram R$ 49,28 bilhões a mais do que a exigência constitucional de 20% das receitas próprias no setor de saúde. O dado, segundo ele, é do anuário MultiCidades 2024.

“Estamos aqui para pensar juntos em soluções que aliviam a sobrecarga financeira dos municípios, mantendo a qualidade do atendimento à população. Tivemos um grande corte no orçamento dos municípios que prejudicam nosso município. Seguimos nessa busca por caminhos que beneficiem a todos”, disse Celso Góes.

Conforme a ministra, os dados são “bastante eloquentes. Acredito que mais recursos para saúde são fundamentais”. Ela assumiu que no cenário internacional, o gasto público em saúde no Brasil, em relação aos outros países, é baixo. Ela também garantiu que a pasta vai aumentar, nos próximos dois anos, o investimento na área em R$ 75,4 bilhões.

E a boa notícia para a categoria vem aí: Nízia afirmou que a complementação do piso salarial para profissionais da enfermagem por parte do governo federal continuará sendo feita. “Não haverá nenhuma descontinuidade daquilo que foi compromisso do Ministério”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo