Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Celso Góes vai pisar no acelerador

Celso Góes vai pisar no acelerador

Celso Góes (Foto: Josiel Araújo/RSN)

O prefeito Celso Góes, de Guarapuava, começa o ano com força total. Ele aposta no volume de recusos previstos para serem liberados pelo Governo do Estado. Mas antes ele precisa fechar o jogo dos cargos que ainda estão planejados na minirreforma administrados que játeve duas etapas. Aliás, à ‘boca pequena’ o prefeito diz que no começa da próxima semana ele anuncia duas novas secretárias.

Uma das apostas está sendo feita sobre o nome de Janaína Naumann. A biomédica representa um ‘calo’ para Celso Góes. Ela já disputou a eleição majoritária quando Celso venceu. Também foi candidata a deputada federal no último pleito. Caso o nome dela seja anunciado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como vem sendo cogitado, Celso Góes tem uma ‘sacada de mestre’. Chamando Janaína para junto dele, a anulação de uma possível candidatura dela em 2024 é consequente.

Bem, segundo informações de uma pessoa que diz ter conversado com  a biomédica, ela teria feito uma pesquisa em bairros. O resultado sobre a administração de Celso Góes teria sido muito boa. E isso teria assustado Janaína. O blog tentou contato com ela, mas não obteve êxito. A segunda seria a advogada Silvaney Isabel, a Belinha, cotada para a Procuradoria ou Assessoria Especial de Gabinete.

 

Vereadores Gilson da Ambulância, Pedro Moraes, Marcelinho e Vardinho (Foto: Divulgação)

O primeiro dia do presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes, foi de acompanhamento da Comissão de Obras da Casa. Em reunião na Colônia Vitória, os vereadores Vardinho (anfitrião), Marcelinho e Gilson da Ambulância ouviram as demandas da comunidade. Conforme a Comissão, ruas centrais da Vitória estão sendo pavimentadas desde o fim de 2022, a um custo de R$ 3,2 milhões. Em breve vai começar a pavimentação em ruas do Jardim Esperança, antigo ‘Beco’.

Câmara 1

E falando em Câmara Municipal de Guarapuava, nesta sexta (6), primeiro dia da nova gestão da Mesa Executiva, foi de recesso. Os gabinetes dos vereadores estarão abertos a partir da segunda (9).

Câmara 2

E ainda sobre o Legislativo Municipal, os profissionais que vão compor a equipe da nova Mesa aguardam as exonerações dos anteriores para então serem nomeados. Um dos nomes que deve ser confirmado na diretoria administrativa é do advogado Ramon Barbosa. De acordo com informações de bastidores, Ramon é uma indicação da vereadora Cris Wainer (PT).

Lula oficializa o Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas

Música na cultura africana (Foto: Terra Mundi)

Saindo um pouco do ‘caseiro’ vamos até a capital federal. No Planalto Central o  presidente Lula (PT) sancionou nesta sexta (6) o Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) também tem as assinaturas das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes.

Essa data será celebrada anualmente no dia 21 de março e coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida pela ONU em 1966 em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.

 

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo