Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Cesar Filho marca vários gols nas últimas eleições

Cesar Filho marca vários gols nas últimas eleições

Cesar Filho (Foto: Reprodução/Facebook)

Numa avaliação bem racional quem saiu ganhando pontos nestas eleições foi o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (PSDB). Vamos aos fatos. O primeiro deles foi a reeleição da deputada Cristina Silvestri para o terceiro retorno à Assembleia Legislativa. Desde o começo da campanha, nos bastidores da política, tanto municipal, regional e estadual, era de que ela não conseguiria a reeleição. Isso se deve ao fato dela ter saído da base de apoio ao governador Ratinho Junior, passando para a oposição. A consequência foi a perda de todos os cargos que ela detinha no governo estadual.

No entanto, a chegada de Cesar Filho, após duas ‘puxadas de tapetes’, primeiro no ‘Podemos’ e depois no PSDB, ele mostrou que é possível escorregar e se manter em pé. Digo isso porque, além da reeleição de Cristina, três candidatos do ‘Podemos’ que colocaram óleo por onde ele passaria, perderam nas urnas. Estou me referindo ao senador Alvaro Dias, ao deputado Michellin e ao ex-deputado Valdir Rossoni. Este último, embora não sendo candidato, conseguiu apenas 120 votos para Alvaro Dias em Bituruna. Esse município é administrado pelo filho dele Rodrigo Rossoni e é reduto eleitoral da família.

Já no ‘ninho tucano’ o candidato Beto Richa, ‘ungido’ para ser o mais votado à Câmara Federal no Paraná, frustrou nas urnas.  O candidato recebeu 64,8 mil votos e ficou com a única cadeira da federação PSDB/Cidadania na Câmara. Ocorre que ele está eleito porque a candidatura de Jocelito Canto está ‘sob judice’. Jocelito teve registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entretanto, os três eleitos – Jocelito e Cristina – foram levados ao PSDB pelas mãos de Cesar Filho. Incluo aí a deputada Mabel Canto, reeleita para a Assembleia Legislativa. São, portanto, ligados ao ex-prefeito de Guarapuava.

Outra conquista trata da eleição do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), cuja campanha regional teve Cesar Filho como coordenador. Numa das conversas que tive com ele durante a campanha, chegamos a comentar sobre esse desafio. Afinal, Alvaro Dias estava com 42 contra 19 em relação a Moro em Guarapuava e Região. O resultado final nas urnas, todavia, apenas em Guarapuava foi de 30.219 para Moro contra 24.446 para Alvaro Dias.

A partir desses dados, é possível dizer que Cesar Filho tem tudo para comemorar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo