Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Com pouco mais de 11 mil votos, Hauly vai para o 8º mandato em Brasília

Com pouco mais de 11 mil votos, Hauly vai para o 8º mandato em Brasília

Hauly ocupa a vaga de Deltan (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Luiz Carlos Hauly de 74 anos, assume a vaga deixada por Deltan Dallgnol na Câmara Federal, após a cassação do mandato dele. Inicialmente, quem assumiria seria o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular Itamar Paim Pruch (PL). No entanto, essa decisão inicial acabou derrubada, em caráter liminar, pelo ministro Dias Toffoli. O posicionamento de Toffoli na última sexta (9) foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Roberto Barroso.

Conforme a liminar, Toffoli  disse que os suplentes não precisam atingir um percentual mínimo de votos. É que Hauly obteve pouco mais de 11 mil votos nas últimas eleições. Já Deltan ‘abocanhou’ 344 mil votos. Entretanto, o ministro ainda ressaltou que o tribunal já decidiu que, quando a decisão do indeferimento do registro de candidatura ocorre após a eleição os votos do candidato devem ficar com o partido. Ou seja, no caso, com o próprio Podemos. É bom lembrar que Deltan perdeu o mandato após as eleições.

Assim sendo, a bancada paranaense ganha um deputado católico e conservador. Hauly é veterano na política. Já exerceu sete mandatos na Câmara entre 1991 e 2019. Também assumiu a  secretária estadual da Fazenda no Paraná por duas vezes. Além disso foi prefeito e vereador de Cambé. Ex-professor de educação física, o economista começou a trajetória política na década de 70, pelo MDB.

Defensor ferrenho da reforma tributária, atualmente agia como lobista. Ele traz na bagagem a atuação como relator da  Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei do SuperSimples) e da Lei do Microempreendedor Individual (MEI). Foi autor da Lei da Desoneração das exportações de ‘commodities’ e semielaborados. Além de ter sido relator da Lei Kandir, Lei Pelé e Lei Zico, entre outras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo