Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » É dada a largada para o julgamento de Moro

É dada a largada para o julgamento de Moro

Está no Diário Oficial da União na edição desta quinta (22). O advogado José Rodrigo Sade é o escolhido para julgar o caso do senador Sergio Moro. Sade foi ‘ungido’ pelo Presidente Lula, na lista tríplice a ele apresentada pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE). A nomeação tem a assinatura do Presidente Lula e do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE) assume a função na próxima sessão presencial da Corte, no início de março. Ele substituirá Thiago Paiva dos Santos, que encerrou o mandato. Com om novo juiz, o TRE começa o julgamento de processos de cassação de registro ou perda de diploma de Moro. O ex-juiz da operação Lava Jato, é alvo de ações protocoladas na Justiça Eleitoral pelo PT e pelo PL.

Pesa sobre ele a acusação de abuso de poder econômico por supostos gastos irregulares na pré-campanha de 2022. E ainda por “desvantagem ilícita”. Isso porque o ex-juiz se filiou ao ‘Podemos’. Nesse partido fez campanha como pré-candidato à sucessão de Bolsonaro na presidência da República. Depois, migrou para o União Brasil, por onde se elegeu ao Senado Federal.

De acordo com o entendimento do PT e do PL, Moro teve vantagem sobre os demais candidatos. Conforme a acusação ele investiu altas somas financeiras na campanha. Ele se defende negando as acusações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo