Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Execução de obras deixa o prefeito “muito feliz”

Execução de obras deixa o prefeito “muito feliz”

Prefeito Celso Góes (Foto: Ascom/Câmara de Vereadores de Guarapuava)

As obras que estão sendo executadas em Guarapuava se traduzem em felicidade. Esse sentimento voltou a ser externado pelo prefeito Celso Góes (CD) na sessão da Câmara nessa segunda (7), na abertura do período legislativo.

“Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo. Estamos com mais de 50 obras em andamento e atingimos 85 % das nossas metas estabelecidas no plano de governo. Esses números refletem o empenho da gestão em transformar Guarapuava em um lugar ainda melhor para se viver”. Aliás, a melhoria da qualidade de vida já virou um jargão que vem sendo repetido como um mantra por parte de gestores.

“Avançamos na saúde, nas obras de infraestrutura, pavimentando diversas ruas e fazendo novo asfalto para as que não tinham. Na educação, escolas estão sendo revitalizadas e novas unidades estão sendo construídas para oferecer um ambiente de aprendizado ainda mais adequado. Essas ações estão transformando a infraestrutura da cidade, tornando-a mais segura e agradável para todos os cidadãos”.

O discurso do prefeito remete, no entanto, ao conceito desse tema. Mas no que se consiste a qualidade de vida? Quando se fala em qualidade de vida, a referência envolve desde bem-estar social ou comunitário, as condições sociais, o espaço onde se vive, entre tantos outros fatores. De acordo com De Lucca Netto, no artigo ‘Uma questão humana’ (1999, p.25) a qualidade de vida boa ou excelente “é aquela que ofereça um mínimo de condições para que os indivíduos nela inseridos possam desenvolver o máximo de suas potencialidades, sejam estas: viver, sentir ou amar, trabalhar, produzindo bens e serviços”.

Outro autor, Fernandes (1996, p.24), diz que “a qualidade é antes de tudo uma questão de atitude. Quem faz e garante a qualidade são as pessoas, muito mais que o sistema, as ferramentas, os discursos e os métodos de trabalho”. Portanto, um tema complexo e que traz muita subjetividade.

EM TEMPO

E para completar  a realização pessoal e política do gestor, Celso Góes resumiu a viagem que fez a Alemanha. Ele compôs uma comitiva organizada pela Agrária. Ele disse que teve a oportunidade de conhecer “práticas inovadoras em áreas como urbanismo, sustentabilidade e gestão pública”. Também afirmou que essa experiência proporcionou “insights valiosos que podem ser adaptados e aplicados em benefício de Guarapuava”.

Bom, a viagem do prefeito à Alemanha é uma prática que se repete desde gestões anteriores. É claro que é válido conhecer uma cultura muito diferente da nossa. Se deparar com outros costumes, num país cosmopolita, caracterizado pelo pluralismo dos estilos de vida, é enriquecedor. A Alemanha é um país de inovação e uma das economias mais fortes do mundo. Assim sendo, torço para que a experiência vivenciada pelo prefeito contribua para que as obras, não apenas físicas, mas também aquelas que contribuem para o desenvolvimento humano, seja mais um passo para que a população também se sinta feliz.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo