Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Mobilização promete reunir Guarapuava e Região

Mobilização promete reunir Guarapuava e Região

Mobilização promete reunir Guarapuava e Região (Imagem: Divulgação)

A necessidade do funcionamento pleno do Hospital Regional ‘Bernardo Ribas Carli’ em Guarapuava é uma pauta urgente. Inaugurado em 2020, no entanto, a estrutura começou a funcionar emergencialmente como hospital de campanha no auge da pandemia da covid-19. De lá para cá, houve pouca evolução. Aliás, tão logo a pandemia esmoreceu, os leitos foram desativados. Restaram 30 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI, para casos gerais.

É claro que o governador Ratinho Junior assumiu o ‘rojão’ formado ainda na gestão do ex-governador Beto Richa, passando pelo mandato de Cida Borghetti. Mas o fato é que o HR é referência para um universo de mais de 500 mil habitantes. Outra situação é que os dois hospitais em funcionamento, o São Vicente e o Santa Tereza (Instituto Virmond) não estão dando conta da demanda. A situação do ‘Santa Tereza’ se assemelha a um paciente em estado terminal, mas que luta bravamente para não deixar esvair os últimos sinais vitais. Se isso ocorrer, leva consigo milhares de vidas que vão padecer por falta de atendimento. Aliás, já temos depoimentos de que isso, infelizmente, é uma realidade.

Enquanto isso, uma estrutura espetacular, feita para salvar vidas, sucumbe ao tempo. A obra ainda nem foi entregue e já passa por reparos. Por conta dessa situação, o movimento liderado pela Câmara de Vereadores de Guarapuava precisa nascer forte, resolutivo. De nada adianta se resumir a debates, a palavras que endossam palavras em apartes sem fim. É preciso mobilização popular, atitudes e força política nem que seja por meio de organização do povo. De nada adianta o presidente Pedro Moraes panfletar sozinho, como fez na festa no Parque do Lago no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. É preciso fazer uma rede, somar vozes, buscar adesões. Nesse sentido, o encontro desta quarta na Câmara já está sendo válido. Entretanto, é preciso muito mais. Estamos na torcida para que não pare por aí. Guarapuava e a Região necessitam do Hospital Regional em pleno funcionamento e já!

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo