Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Não me leve a mal, hoje é carnaval

Não me leve a mal, hoje é carnaval

Ataque à Ucrânia (Foto: Reprodução/Divulgação)

Enquanto a Ucrânia arde em chamas disparadas pela Rússia, aqui no País do Carnaval vai tudo muito bem, obrigada. Não importa se o dólar voltou a subir, se o preço do barril do petróleo chegou a US$ 105 – o mais alto valor desde 2014. Também por que se preocupar se além do preço ainda mais alto na gasolina e afins, o brasileiro poderá sentir também a escassez de combustível se o conflito se alongar.

Pra se ter uma ideia, o Brasil produz em torno de 3 milhões de barris diários. Ou seja, menos de um terço da capacidade russa. E a consequência? Ora, a inflação que já está alta, vai subir ainda mais. Esta, no entanto, é uma observação simplista do que pode ocorrer por aqui. Conforme especialistas, e um deles, o professor de relações internacionais da USP, Alexandre Haige, o primeiro grande impacto na economia brasileira será o dólar.

De acordo com o especialista, tudo o que acontece na Europa impacta de maneira negativa o Brasil. “Primeiro pela alta do dólar, que atrapalha a nossa economia”. Afinal o que aqui não se produz em larga escala, vem de fora.

MUITO, MAS MUITO LONGE

Mas como é Carnaval, por que há se preocupar com o que está acontecendo a 10.680 quilômetros de distância? Bem, se há brasileiros por lá, basta mandar um avião e tudo fica resolvido. Por que se preocupar se essa guerra não nos pertence, como escrevem vários guarapuavanos em redes sociais.

Quanta ignorância, quanto analfabetismo político. Mas o que se pode esperar de tudo isso? Será que o mundo ficou ainda mais doidão durante uma pandemia que ainda não acabou? Quando ainda vivemos num cenário de guerra que tem como alvo a eficiência ou não da vacina. Se a cloroquina e outras ‘inas’ são um ‘santo remédio’ contra um vírus letal e desconhecido?

E agora surge uma guerra que pode ser o sinal verde para a terceira guerra mundial. Mas num país onde o governo federal parece marchar sob o compasso do samba do crioulo doido, o bom mesmo é andar de jetsky. Tipo assim: deixe as ondas me levar. Afinal, como no Brasil o ano começa somente após o carnaval, sem ele, o Brasil não vai começar a andar.

Mas enquanto isso, as explosões continuam a incendiar a Ucrânia. Mas se preocupar pra quê? O Brasil fica tão longe da Ucrânia, né?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo