Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » O que circula nos bastidores da Câmara

O que circula nos bastidores da Câmara

Câmara em sessão (Foto: Arquivo/RSN)

O novo exercício legislativo começa nesta segunda (7). E fontes quentíssimas enviam mensagens, e também mensageiros chegam até este blog, contando as últimas que movimentam os bastidores da política.

Em Guarapuava, por exemplo, há quem ‘jure de pés juntos’ que o clima na Câmara não está sendo de amenidades. Tudo por conta da possível antecipação da eleição para a Mesa Executiva. Embora essa escolha deva ocorrer somente em janeiro quando acaba o atual mandato, há a prerrogativa de ser antecipada. Aliás isso já ocorreu em 2020 quando João Napoleão foi reconduzido para o quarto mandato consecutivo como presidente.

No entanto, a oposição discorda e a bancada feminina se articula para um ‘bate-chapa’. Teoricamente, o presidente conta com a maioria dos votos. Mas alguns da situação não estão tão contentes, não. É bom lembrar que na última eleição João Napoleão quase não chegou lá. Venceu por um voto apenas o adversário Valdemar Calixtro, o ‘Negão’.

Ex-vereador Elcio Melhem (Foto: Arquivo/RSN)

Outra movimentação que ‘agita’ o Legislativo Municipal é  reforma administrativa  na Prefeitura, prometida publicamente pelo prefeito Celso Góes (Cidadania). E como o prazo é março, a cada dia que passa, os ânimos se alteram e as especulações aumentam.

Entretanto, o que ganha mais força é o retorno do veteraníssimo Elcio Melhem. Como ele não conseguiu chegar ao décimo mandato por falta de votos, a alternativa é acomodar o calouro Paulo Lima numa secretaria. Sim, porque só compensa se for cargo de primeiro escalão na administração municipal. Isso porque o salário é compatível com o subsídio da Câmara e até mais atrativo. Afinal, ele terá direito ao 13o salário e ainda o gozo de férias. E Paulo Lima não faz questão nenhuma de esconder que vai assumir a Secretaria Municipal de Habitação. Segundo ele, está tudo certo desde o fim do ano passado.

CORRENDO ATRÁS I

Santin Roveda (Foto: Arquivo/RSN)

O início do ano legislativo nesta segunda (7) em Guarapuava promete muitos desdobramentos. Por se tratar de um ano eleitoral muitos interesses estão em jogo. Nessa ‘vibe’ vereadores também se tornam alvos dos candidatos, principalmente, à Câmara Federal e Legislativo Estadual.

Conforme informações repassadas a esta jornalista, as conversas já estão ocorrendo. Os vereadores Paulo Lima e Nego Silvo, ambos do Podemos, são assediados pelo candidato a deputado federal Santin Roveda. O ex-prefeito de União da Vitória tem sido presença constante por estas bandas. Há cerca de 10 dias ele esteve na cidade e no fim da tarde partiu para o Pinhão.

CORRENDO ATRÁS II

Dr. Antenor (Foto: Reprodução/Instagram)

Quem saiu do casulo e está correndo atrás de apoio fora de Guarapuava é o médico Antenor Gomes de Lima (PT). Em busca de uma das vagas da Assembleia Legislativa, Dr. Antenor esteve neste fim de semana em Irati e outros municípios da Região. Ele também intensificou a interação nas redes sociais.

FORAM CONVIDADOS

Ricardo Barros, deputado federal (Foto: arquivo/RSN)

 

O deputado federal Ricardo Barros (PP), em contato com esta jornalista, disse que fez um convite especial nos últimos dias. Ele chamou o prefeito Celso Góes (Cidadania) e o deputado Artagão Junior (PSB) para as fileiras do PP. O líder ‘bolsonarista’ na Câmara Federal esteve na inauguração do primeiro trecho de pavimentação asfáltica entre Pitanga e Mato Rico na semana passada. O governador Ratinho Junior esteve lá, assim como Celso Góes e Artagão Junior. Entretanto, nenhuma resposta foi dada, por enquanto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo