Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » “Onde há fumaça há fogo”, uma analogia sobre desistência de Cesar Filho

“Onde há fumaça há fogo”, uma analogia sobre desistência de Cesar Filho

(Foto: Divulgação)

Diz o ditado popular que ‘onde há fumaça há fogo’. E como toda sabedoria popular tem lá um fundo de verdade, me apego a essa analogia para ver a origem das fagulhas que ‘pipocam’ por aí. Elas estão nas rodas de conversas do Café da XV – uma tentativa de réplica da Boca Maldita em Curitiba -, na boca do povo, ou entre os analistas políticos de plantão. O fato que ganha os blogs políticos do Paraná, e com insistência, é que o pré-candidato ao Governo do Estado, Cesar Silvestri Filho (PSDB), pode ‘jogar a toalha’.

O motivo alegado é que a pré-candidatura não decolou, conforme mostram as últimas pesquisas de intenções de votos do paranaense. Nesta semana, por exemplo, uma nova consulta popular o coloca à frente dos desconhecidos Ângela Machado (PSOL), com 0,9% e Zé Boni (Agir36), que tem 0,7%. Cesar Filho surge com 2,9%. Entretanto, apesar dos rumores se acentuarem a cada dia que passa, o guarapuavano nega e insiste que continua sendo pré-candidato ao Palácio Iguaçu. Essa afirmação é endossada pelo marqueteiro Luis Inácio, o Lula, que sempre traça o caminho político de Cesar Filho. Nas últimas eleições ao governo do Paraná, já foi ele, o Lula, o mentor da candidatura frustrada do guarapuavano ao Governo. Só que  pelo Cidadania. E agora há essa nova tentativa.

Porém, fontes palacianas ligadas a este blog garantem quem há, sim, a possibilidade desse recuo. Isso porque estaria ocorrendo uma pressão muito forte por parte de ‘tucanos de alta linhagem’. Seria uma espécie de dissidência dentro do ‘ninho’, já que a pré-candidatura de Cesar Filho foi lançada prematuramente com o aval de João Doria, já ‘fritado’ pelo partido na intenção de ser candidato à sucessão do Presidente Bolsonaro.

E para colocar mais lenha nesse fogaréu outro político de peso soltou que Guarapuava terá mudanças na política nos próximos dias.

Alvaro, o ungido

O Senador Alvaro Dias (Foto: Agência Senado)

Conforme notícias dos bastidores da cúpula governista em Curitiba, o senador Álvaro Dias é quem vai subir no palanque do governador Ratinho Junior. Tudo indica que o atual senador será o ‘ungido’ nas eleições deste ano.

Tomando as rédeas

Prefeito Celso Góes conversa com moradora (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito Celso Góes subiu o tom durante a reunião semanal que fez com o secretariado nessa quarta (6). É para uma espécie de prestação de contas, de troca de informações, entre o primeiro escalão da administração municipal. No entanto, o prefeito exigiu que melhorias sejam executadas nas áreas de ocupações irregulares. Conforme informações levantadas pelo blog, Celso Góes disse que não quer mais ver o povo passando fome e vivendo em precárias condições de moradia. Aliás, ele prometeu isso na campanha.

Competitividade a toda prova

Josiel Lima, pré-candidato a deputado federal (Foto: Bruna Medeiros/Mesh)

O sucesso do lançamento da pré-candidatura a deputado federal do empresário Josiel Lima foi tão grande que despertou a curiosidade de assessores de outras pré-candidaturas. Alguns estavam lá. Aliás, vereadores também ficaram por lá, espiando, embora não tenham entrado no plenário durante o evento que trouxe a Guarapuava o presidente estadual do MDB, deputado Anibelli Neto e o vice-presidente Renato Adur. No entanto, mesmo assim puderam comprovar a força da pré-candidatura genuinamente guarapuavana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo