Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Paraná ganha diamante por transparência pública

Paraná ganha diamante por transparência pública

Paraná em imagem aérea: Centro Cívico (Foto: AEN)

O Paraná é o único estado brasileiro avaliado com Transparência Diamante pelo Programa Nacional de Transparência Pública. O índice no Radar da Transparência Pública chegou a 98,51%. O levantamento foi divulgado nesta sexta (18), dia em que a Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011) completou 11 anos.

A média nacional entre os poderes executivos estaduais foi de 82,53%. Abaixo do Paraná ficaram Mato Grosso do Sul, com 94,05%; Minas Gerais, com 93,31%; e Rio Grande do Sul, com 92,57%. Só quem ultrapassou o índice 75% recebeu selos: diamante (95% a 100%), ouro (85% a 94%) e prata (75% a 84%).

Socorro, o presidente sumiu!

O Brasil se mantém à deriva nesses dias após as eleições presidenciais. Enclausurado em casa, sem ir ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL) se mantém apático. É o que dizem até mesmo os ministros mais próximos, segundo a mídia nacional.  Até mesmo com os ‘mais chegados’ ele não conversa e reduziu até os contatos por WhatsApp. Ele disse também que não estará na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023. Assim sendo, delegou ao vice-presidente Mourão, a responsabilidade de passar a faixa presidencial. Mourão, por sua vez, já avisou que não vai fazer porque ele não é o presidente.

Tudo enfeitado

(Foto: Portal RSN)

Guarapuava já ganha ares natalinos. Nas ruas, em logradouros públicos, em vitrines de lojas e casas a decoração temática já começa a se faz presente. E conforme as informações chegam por aqui, os bairros e distritos terão a visita de um ônibus enfeitado e com personagens que prometem fazer a alegria da criançada de todas as idades. Além disso, vamos ter a Praça Encantada, show de drones, apresentações artísticas e muitas outras atrações. Vai ser uma festança!

Acig entra no pique

E para incrementar ainda mais o clima de fim de ano e aquecer as vendas no comércio, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), está preparando a ‘Parada de Natal’. Outra atração é o ‘Brilha Guarapuava’ que vai premiar as decorações mais bonitas em várias categorias. E para falar sobre tudo isso, e mais a campanha de Natal, o presidente Claudinei Pereira, será o meu entrevistado na ‘live’ desta terça (22), às 15h30 pelas redes sociais do Portal RSN.

Vai ter que pagar

O internauta José Vila Real Júnior foi novamente condenado após, em maio de 2021, durante uma live no Facebook, proferir uma séria de injúrias contra o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania). Desta vez, na Vara Cível, o réu foi condenado ao pagamento de R$ 15 mil ao parlamentar, além das custas processuais e honorários advocatícios.

Em agosto de 2021, Júnior já havia sido condenado à suspensão dos direitos políticos e a quatro meses de prestação de serviços à comunidade. A sentença foi proferida pelo juiz Wesley de Oliveira Maciel, da 1ª Vara Federal de Umuarama, no Paraná.

Na ocasião, contrariado com o voto do deputado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em relação a um projeto que abordava o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, José Vila Real Júnior proferiu uma série de ofensas contra a honra do parlamentar e chegou ao ponto de fazer ameaças.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo