Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Prefeitos encurtam distância com o cidadão

Prefeitos encurtam distância com o cidadão

Prefeitos participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Guarapuava (Foto: Nana Felchak/RSN)

Entre hoje (27) e amanhã (28), o bairro planejado ‘Cidades dos Lagos’ está sediando o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Sul do Paraná. Acontece também o I Smart City para o qual 400 estandes já estão sendo montados. No evento, durante esta quinta, prefeitos de municípios da Região promoveram troca de experiências mostrando ‘cases’ que promovem a inserção do conceito de Cidades Inteligentes no âmbito das pequenas cidades.

O que se percebe é que a globalização e o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação chegaram e são irreversíveis. Isso porque permitem aos pequenos centros urbanos estarem conectados aos grandes centros. E muito mais do que isso. Transformam-se em ferramentas que estão auxiliando no relacionamento entre o poder público e a comunidade.

A julgar pelos experiências expostas por prefeitos – a exemplo de Jerônimo Rosário, de Turvo; Rodrigo Rossoni, de Bituruna e outros que subiram ao palco para falar dos projetos implantados -, a conclusão é uma só. Para os prefeitos, apostar em inovação tecnológica é sinônimo de agilizar processos internos, economizar com materiais diversos.

Um deles é a redução no uso de papel e, principalmente, tornar gestão mais ágil, transparente. Aliás, a cada dia que passa se intensifica a combinação internet x celular. É a conexão entre o poder público e o cidadão. É a redução do tempo. Receber uma notificação via SMS, sobre informações de determinado serviço público, ou qualquer outro aplicativo, tornou-se fundamental.

Uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgada em março de 2021, mostrava que 60%  dos brasileiros preferem atendimentos dos serviços públicos por site, aplicativo ou mensagem de texto. Isso porque, há agilidade e, consequentemente, economia de tempo.

As pessoas querem rapidez. Desejam a informação na palma da mão a qualquer dia ou horário. E os prefeitos estão antenados. Eles sabem que a disseminação e aplicabilidade da tecnologia, seja no meio urbano ou rural, são necessárias para a transformação da qualidade de vida dos cidadãos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo