Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Público prestigia posse na Câmara de Vereadores em Guarapuava

Público prestigia posse na Câmara de Vereadores em Guarapuava

Público superlotou o plenário (Foto: Josiel Araújo/RSN)

A correria foi grande para acomodar o público que superlotou as dependências da Câmara Municipal de Guarapuava na manhã desta quinta (5). Na agenda, a posse da nova Mesa Executiva, liderada pelo vereador Pedro Moraes. Por enquanto, ele ainda pertence ao ‘Republicanos’. Entre o público, autoridades, secretários municipais, jovens, lideranças comunitárias, vereadores e presidentes de Câmaras de municípios da Região. Entre os vereadores locais, estavam ausentes Marcio Carneiro (CD) e Rodrigo Crema (União). As duas ausências foram justificadas, já que ambos estão fora da cidade.

O clima era de otimismo e de ‘novos ventos’ para Guarapuava a partir de um Legislativo que promete ser repaginado. Essa é a tônica do discurso de Pedro Moraes. É a expectativa da população do município que viu uma Câmara ter a imagem devastada por escândalos. Aliás, justiça seja feita. A ‘virada dessa página’ começou nos últimos anos da gestão de João Napoleão na presidência. Mas agora, segundo o novo presidente, a mudança vai ser estrutural.

Para isso, em breve, haverá a criação da Ouvidoria. Segundo a nova mesa, esse setor será efetivo. E a nossa torcida é que a Ouvidoria ouça, veja, que tenha um titular comprometido, presente. Um comando que leve em frente as demandas da população. Outra novidade será a Diretoria de Comunicação. Por enquanto, a publicitária Patrícia Siqueira vai comandar o setor. A jornalista Ana Ligia Sena assume a chefia de gabinete da presidência. Além disso, Pedro Moares pretende implantar uma rádio e transmitir a TV Câmara em sinal aberto. Ele também quer implantar o ‘gabinete virtual’ a partir da criação de um aplicativo. Ou seja, as pessoas vão poder contatar o vereador desejado, encaminhar pedidos, reclamações, entre outras demandas.

Outro projeto antecipado pelo presidente ao Portal RSN é a descentralização das sessões em bairros e distritos de Guarapuava.

João se emociona durante pronunciamentos (Foto: Dario Martins/RSN)

Durante pronunciamento na Câmara de Vereadores nesta quinta (5), o prefeito Celso Góes (CD) ‘intimou’ João Napoleão a assumir a liderança da bancada situacionista. Convite aceito, ele substitui Elcio Melhem que até então respondia pela função.

Celso Góes, (prefeito), Samuel Ribas (vice) e Odacir Antonelli (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Presente à posse na Câmara, o empresário Odacir Antoneli, presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, foi uma das lideranças mais prestigiadas em pronunciamentos. Odacir é um benfeitor do município e da Região. Um dos maiores legados dele, entre tantas obras, é a implantação do Cancer Center.

Prefeito Celso Góes (Foto: Josiel Araújo/RSN)

O prefeito Celso Góes lembrou a importância que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) teve na implantação do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), em Guarapuava. Ele também lembrou que Guarapuava deverá ter o apoio de vários deputados, segundo ele, tanto da “extrema direita, quanto da extrema esquerda”.

Zeca Dirceu é o novo líder do PT na Câmara dos Deputados

Deputado Zeca Dirceu (Foto: Ascom/assessoria parlamentar)

Como já antecipado por este blog, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi eleito nesta quinta (5), para ser o novo líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. O parlamentar disse que o ano de 2023 vai ser de intenso trabalho, de articulação e debates para aprovar as pautas do governo Lula no Congresso Nacional. “Estou muito honrado e feliz com a decisão das deputadas e deputados do PT pela escolha do meu nome para liderar as ações do nosso partido ao longo deste ano na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional”.

O nome de Zeca Dirceu foi escolhido pelas 17 deputadas e 52 deputados petistas para liderar o partido a partir de 1º de fevereiro no Congresso Nacional. “A Câmara dos Deputados já demonstrou sua responsabilidade ao aprovar a PEC da Transição e neste momento de reconstrução nacional, o papel do parlamento será muito importante na retomada de projetos e ações que tiveram descontinuidade nos últimos e que são fundamentais na recuperação de programas sociais e da educação e saúde pública no país”..

O trabalho, segundo ele, será junto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, de Jaques Wagner (PT-BA) no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede) no Congresso Nacional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo