Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Ratinho Junior traz ex-assessor de Alckmin para a Secom

Ratinho Junior traz ex-assessor de Alckmin para a Secom

Cleber Mata, agora na Secom do Paraná (Foto: Reprodução)

A escolha do novo secretário de Comunicação Social do Paraná me faz olhar um pouco mais longe. Talvez, acompanhar o olhar do governador Ratinho Junior rumo ao Planalto Central. Afinal, não é novidade que o governador tem anseio. E para jogar o jogo com as peças certas ele foi buscar em São Paulo o jornalista Cleber Mata. A julgar pelo currículo e pela permanência dele em governos ‘tucanos’, Cleber sabe o que faz.

Formado pela PUC Campinas, ex-assessor de seis governadores, ele também coordenou o trabalho jornalístico e de marketing de campanhas políticas. Possui experiência em gestão pública, é especialista em marketing político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Além de ser mestrando em Comunicação Pública pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

E o ‘know-how’  de Mata não acaba por aí. Durante 10 anos trabalhou na Subsecretaria de Comunicação do Governo de São Paulo. Lá assumiu todas as funções. Na Subsecom, criou o braço digital do Governo de São Paulo. Também foi um dos responsáveis por implementar o Núcleo do Interior de Comunicação. Destina-se a atender exclusivamente veículos de fora da Capital. Em 2014, coordenou o conteúdo da campanha à reeleição de Geraldo Alckmin, foi eleito no primeiro turno. Pode estar aí um canal direto entre o vice-presidente da República e o Governo do Paraná. Um elo que se fortalece com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que já foi prefeito de Apucarana pelo PT.

Mas voltemos à trajtória de Mata. Em 2018, ficou à frente do Núcleo de Informações Estratégicas da campanha de João Doria, eleito governador com 10,9 milhões de votos. Também esteve à frente da secretaria no governo de Rodrigo Garcia, Cláudio Lembo, José Serra e Alberto Goldman.

Além de tudo isso, ainda é especialista em gestão de crises. Trabalhou diretamente em episódios  que envolveram o Governo de São Paulo. Algumas são: crise hídrica, cartel do metrô, caso Isabela Nardoni, queda de avião da TAM no aeroporto de Congonhas e ocupação de escolas por alunos da rede pública.

Como se vê, a escolha de Cleber Mata tem tudo para colocar Ratinho Junior numa política de comunicação social inovadora, como o novo momento requer. Como o novo ciclo exige. Ou seja, estratégias com foco definido do rumo onde o governador quer chegar em 2026.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo