Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Região Oeste se une pelo voto útil. Enquanto isso…

Região Oeste se une pelo voto útil. Enquanto isso…

Voto também voa (Foto: Pixabay)

Há alguns anos ouço falar que Guarapuava e Região não possuem força política nos cenários estadual e federal. Não estou dizendo que alguns investimentos não estejam sendo feitos com recursos dessas esferas. Propostos por deputados de outras ‘plagas’ , às vezes ‘pinga’ uma emenda aqui, de repente, outra ali. Mas poderia ser ‘beeeeeem’ mais.

Também venho ouvindo o refrão de que Guarapuava precisa de representante no Congresso Nacional e por aí vai. Mas o que continua chamando a minha atenção é que quando chegam as eleições não existe movimento que possa aglutinar votos para eleger um deputado federal que seja da gente. Afinal, na esfera estadual já temos dois deputados. Embora já tivemos três e temos potencial para eleger um trio.

Com um universo regional de mais de 500 mil pessoas, dos quais perto de 133 mil eleitores só em Guarapuava, há potencial para atingir o objetivo tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa. Mas há ‘pedras’ no meio do caminho. A primeira delas é a falta de mobilização por parte de entidades classistas. Ou seja, uma campanha pelo voto útil, contra candidatos ‘paraquedistas’. E eles estão ‘aterrissando’ trazidos por lideranças guarapuavanas.

É proibido? Jamais! Mas divide os votos dos eleitores guarapuavanos. Assim sendo, há o risco de Guarapuava continuar sem representante em Brasília. E isso é tudo que não podemos permitir. É justamente contra essa evasão de votos que a Região Oeste está lutando. São campanhas estruturadas por entidades classistas. Em Toledo, por exemplo, a Associação Comercial e Empresarial colocou na rua a campanha ‘Toledo precisa de deputados’. São 16 candidatos. Oito para a Assembleia e oito para a Câmara Federal.

Já o Programa Oeste em Desenvolvimento, conforme o presidente, Rainer Zielasko, trata-se de uma iniciativa apartidária. Busca soluções para aquela Região, inclusive “a eleição de deputados nativos”.

Requião perde grana por mentir

Roberto Requião (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O candidato ao Governo do Paraná Roberto Requião não ‘toma jeito’. Continua sendo multado pela Justiça Eleitoral por dissimular mentira contra o atual governador. Sem o menor pudor, o ‘velho Requião’ disse que não houve investimentos no Paraná nos últimos anos. Por isso, a Justiça multou o candidato em R$ 5 mil por fazer divulgação pejorativa contra Ratinho Júnior “sem qualquer prova ou indício de sua veracidade”, segundo o juiz Roberto Aurichio Júnior.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo