Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Uma dúvida paira no ar e envolve a dupla Simone e Marina

Uma dúvida paira no ar e envolve a dupla Simone e Marina

Tebet e Marina estão sendo pressionadas por aliados de Lula para aceitar parceria (Foto: Douglas Magno/AFP via Getty Images)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta (22), os nomes de 16 novos ministros e ministras. São seis mulheres negros e índios mostrando a pluralidade do novo governo. No entanto, a grande dúvida que paira envolve a senadora Simone Tebet (MDB). Ela queria o Ministério de Desenvolvimento Social, mas acabou ficando sem ele.

Lula anunciou Wellington Dias como titular do ministério que abriga programas sociais de peso, como o Bolsa-Família e um orçamento de R$ 280 bilhões. Mas vale lembrar que Tebet teve uma atuação importante no segundo turno das eleições presidenciais. No entanto, não se pode esquecer que foi o MDB de Michel Temer que ‘puxou o tapete’ provocando o imepachment da ex-presidente Dilma. Temer era o vice dela e assumiu os destinos do país. Outra dúvida continua sendo a ‘verde’ Marina Silva.

Mas como Lula deve anunciar os demais nomes até a próxima terça (27), vamos esperar pra ver o que vai acontecer. No entanto, confesso que pela atuação feminina nas eleições as mulheres deveriam ser contempladas com um número maior de ministérios.

Tudo pronto para a posse

Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice governador, Darci Piana (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Está tudo pronto para a solenidade de posse do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no dia 1º de janeiro às 10 horas na Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, site e redes sociais do Legislativo.

Conforme o cerimonial, a solenidade começa quando o governador chega, acompanhado pelo vice Darci Piana. Os dois vão subir a rampa da Assembleia e serão recepcionados pelo presidente Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSD) e pelo segundo secretário Gilson de Souza (PL).

Em seguida a solenidade continua no plenário da Casa. Ratinho Junior e Darcia Piana firmam o compromisso constitucional e assinam o termo de posse. Traiano os declara empossados. Está prevista a nomeação do secretário-chefe da Casa Civil, e em seguida o governador fará uso da palavra. Após o encerramento, governador e o vice-governador descem a rampa.

Ricardo Barros deve ficar no Paraná

Ricardo Barros (Foto: Arquivo/RSN)

Tudo indica que o deputado federal Ricardo Barros abriu mão de ser o interlocutor do Paraná junto ao governo federal, como tinha dito anteriormente. Ele vai trocar Brasília pelo estado de origem, uma vez que deve ser o novo secretário de Estado da Indústria e Comércio. Quem assume a vaga na Câmara Federal é o narrador de rodeios Marco Brasil (PP).

Debiasi volta para Santa Catarina

João Debiasi (Foto: Divulgação)

Eu tinha escrito anteriormente que o secretário de Comunicação do Paraná, João Debiasi permaneceria no cargo no novo mandato do governador Ratinho Junior. No entanto, a situação mudou e Debiasi retorna para Santa Catarina. Conforme as informações, ele aceitou um convite do governador eleito Jorginho de Mello (PL) para assumir a secretaria a partir de 2023.

Dose dupla

Eduardo Pimentel (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Uma ‘costura’ coloca o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel numa das secretarias mais políticas do governo. Ele deve assumir a nova Secretaria das Cidades, antiga Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). É pelo gabinete do titular que passam todos os prefeitos paranaenses em busca de recursos para obras. Mas o ‘pulo do gato’  é que Pimentel não precisa renunciar ao cargo de vice-prefeito e ainda segura a vaga para que Rafael Greca assuma a Secretaria quando deixar a Prefeitura de Curitiba. As informações são do blog ‘Politicamente’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo