Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » UTFPR Guarapuava terá escritório do Napi em Madeira Engenheirada

UTFPR Guarapuava terá escritório do Napi em Madeira Engenheirada

Guarapuava avança na área de tecnologia e inovação. Na próxima terça (21), às 11h, será inaugurado o escritório do ‘Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação’ (Napi) Wood Tech. O objetivo do espaço é apresentar formas de utilização sustentável e renovável da madeira engenheirada. Esse projeto pode tornar a Região de Guarapuava um polo de construções com esta tecnologia no Paraná.

Além da UTFPR e Unicentro, o Napi contará com a parceria do Cilla Tech Park, da Prefeitura de Guarapuava, UEL, UEM e UFPR. O investimento de mais de R$2,6 milhões tem recursos da Fundação Araucária. O evento ocorre durante a programação do 5° Encontro Estadual de Parques Tecnológicos. Os proponentes do Napi são o diretor do Campus Guarapuava da UTFPR Marcelo Granza, os professores da Unicentro, Rodrigo Ribeiro e Everton Hilig, e o conselheiro do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

A madeira engenheirada tem origem de floresta de manejo, plantadas para fins comerciais e que retiram CO2 da atmosfera. Dessa forma, segundo a proposta, o recurso será mais sustentável e renovável se comparado aos demais materiais como o concreto e o aço.

Outra vantagem é com relação a resistência, já que o controle de qualidade desta madeira é maior nas fábricas. Além da praticidade de utilizar um material mais leve que facilitará a fase de execução das obras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo