Cristina Esteche

Compromisso com o leitor

Início » Cidadania x PSDB x Governo do Paraná: eis a questão!

Cidadania x PSDB x Governo do Paraná: eis a questão!

A reunião que está ocorrendo em Brasília na manhã desta terça (1º) causa apreensão em Guarapuava e no Paraná, principalmente. Me refiro ao Cidadania, liderado pelo deputado federal Rubens Bueno no Estado. Em Guarapuava, o comando é do prefeito Celso Góes. Mas quem acompanha de perto o que o Partido está debatendo é também o PSDB que hoje tem o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho como pré-candidato ao cargo-mor no Palácio Iguaçu.

Vamos aos fatos. A Executiva Nacional está reunida para discutir a eleição nos estados. Mas, principalmente, para saber sobre o relatório da Comissão de Entendimento Político. Esta comissão foi formada na última reunião para analisar a criação de uma federação para o pleito de outubro. Os integrantes do colegiado discutem, também, a convocação do Diretório Nacional para uma tomada de decisão. Entre os possíveis partidos, surgem o PSDB, Podemos, MDB e PDT. Só que o ‘tucanato’ voou mais rápido e já aprovou a união com o partido de Roberto Freire. Aliás, que é simpático à essa causa.

Mas o que isso tem a ver com Guarapuava e o Paraná? A resposta é simples. Haverá mudança no rumo já traçado pelo Cidadania. Recentemente, Rubens Bueno declarou apoio à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD). Afirmação essa que foi confirmada pelo prefeito Celso Góes. Entretanto, o lançamento da pré-candidatura do guarapuavano Cesar Silvestri Filho pelo PSDB, causa fissuras.

A primeira delas atinge a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania). Afinal, a resposta do Governo à oposição, declarada por Cesar Filho, foi cortar os cargos indicados pela parlamentar. A reação veio rápida, e não poderia ser outra: Cristina passa para o bloco oposicionista na Assembleia. E com a ‘janela paridária’ em março ela já ensaia voo para o ‘ninho tucano’.

Bom, na Prefeitura de Guarapuava, o quadro ficou esquisito. É que a maioria dos secretários e de cargos comissionados nos demais escalões são oriundos das gestões de Cesar Filho. Portanto, teoricamente, devem apoiar a candidatura dele ao governo. Se confirmada essa situação quem fica numa ‘sinuca de bico’ é o prefeito em relação ao apoio à reeleição de Ratinho Junior. Seria como  ser maestro de uma banda sem músicos.

Entretanto, caso a opção da cúpula do ‘Cidadania’ seja pela federação com o PSDB, tudo ficaria alinhado. Cristina Silvestri não precisaria deixar a sigla pela qual se elegeu. Celso Góes apoiaria Cesar Filho e tudo ficaria bem. Mas há controvérsias. E como ficaria Guarapuava perante o atual Governo?  O Município voltaria a ficar na contramão dos investimentos estaduais? Bem, o que nos resta é aguardar os acontecimentos, mas que a situação é complicada, ah! isso é.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

2 comentários em “Cidadania x PSDB x Governo do Paraná: eis a questão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo